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Faça dos alimentos, aliados dos cabelos e unhas

Faça dos alimentos aliados dos cabelos e unhas
A biotina contribui para manter cabelos e unhas fortes e acelerar o seu crescimento. Ela tem uma relação com a produção de queratina, proteína que compõem unhas e cabelos. Unhas fracas que descamam com facilidade, dermatite seborreica e queda de cabelo podem ser evitados com a biotina. 
As principais fontes de biotina são: gema de ovo, couve, espinafre, couve-flor, repolho, pepino, alface, tomate, cenoura, cogumelos, cebola, amêndoa, noz, levedo de cerveja, salmão, sardinha, peito de frango e de peru, fígado bovino, leite de vaca e de cabra, queijos, morango, aveia, arroz integral, grãos integrais, leguminosas. 
Fontes de cálcio
Quando os cabelos quebram com facilidade e as unhas perdem força e dureza, ficam ressecadas e apresentam fendas verticais que se abrem sempre no mesmo lugar. Você está precisando de cálcio.
Principais fontes de cálcio: leite e laticínios (queijo, iogurte), folhas verde-escuras (couve, brócolis, agrião e rúcula), repolho, quiabo, algas, semente de gergelim, soja, sardinha em lata e melado de cana. 
Fontes de vitamina c
A vitamina C ajuda na produção do colágeno, que é uma das estruturas do fio de cabelo e das unhas, os principais nutrientes para formar o colágeno são a prolina e a vitamina C. 
As principais fontes de vitamina C: frutas cítricas, vegetais folhosos de cor verde escura, pimenta vermelha, pimentão, goiaba, acerola, açaí, goji berry, morango, kiwi.  
Fontes de ferro
Os cabelos e unhas precisam de oxigênio que é transportado pelas hemácias, as células vermelhas do sangue. Quando o ferro é pouco no seu organismo, você pode sofrer com quedas de cabelo e unhas fracas. 
As principais fontes de ferro são: carne bovina, frango, atum, salmão, fígado e outras vísceras, carne de porco e carneiro, ovos, todos os feijões, pão integral, germe de trigo, açaí, beterraba, vegetais folhosos de cor verde-escura, uva-passa. 
Fontes de proteínas
Parte da estrutura dos cabelos e unhas são os aminoácidos que vem das proteínas. Assim, ingerir fontes de proteínas ajuda a ter cabelos saudáveis e unhas fortes. As principais fontes de proteínas são: carnes, aves, pescados, frutos do mar, ovos, leite e derivados, quinoa e soja. 
Fontes de vitamina A
A vitamina A se destaca pela forte ação antioxidante que proporciona. Por isso, o nutriente ajuda a manter a saúde dos cabelos e unhas. Se suas unhas demoram para crescer e sua pele tem tendência à dermatite, a deficiência de vitamina A pode ser a causa.
As principais fontes de vitamina A são: fígado, ovos, frutas e vegetais amarelos, laranja e verde-escuros (os campeões são manga, melão, laranja, papaia, cenoura, abóbora, espinafre, couve, brócolis, batata-doce), leite integral, queijo, iogurte, manteiga, algas, peixes, frutos do mar. 
Fontes de vitamina do complexo B
As diversas vitaminas do complexo B atuam no crescimento do cabelo e unhas e rejuvenescem o folículo piloso, estrutura em que o fio nasce.
As principais fontes de ácido pantotênico são: abacate, batata-doce, semente de girassol, miúdos, gema de ovo, levedo de cerveja, leguminosas, grãos integrais, germe de trigo, salmão. 
As principais fontes de folato são: folhas verdes escuras (com ênfase para espinafre, brócolis, couve, alface, salsa), cereais integrais, feijões, cogumelos, fígado de galinha, abacate, manga, laranja, tomate, melão, banana, ovo, levedo de cerveja, germe de trigo. 
Fontes de selênio e ômega 3
A combinação entre selênio e ômega 3 é ótima para a saúde do couro cabeludo. O ômega 3 é a matéria prima que precisamos para a camada lipídica da pele. Este ácido graxo também irá reduzir a inflamação do couro cabeludo. 
O selênio tem ação antioxidante e por isso também irá reduzir a inflamação do couro cabeludo. Este mineral também controla a oleosidade do couro cabeludo. 
Fontes de selênio e ômega 3: a melhor fonte dos dois nutrientes é o salmão. O ômega 3 também está presente nos demais peixes de águas frias e profundas e na chia e linhaça. Já o selênio pode ser encontrado nas oleaginosas, como nozes e amêndoas.  
Fontes de enxofre
O enxofre é um mineral que compõe a cisteína, que por sua vez é essencial para a formação do cabelo. As principais fontes de enxofre são: alho, cebola, repolho, brócolis, pimentão vermelho, couve-de-bruxelas, couve, alface, algas, raiz forte, nozes, ovos, leite, carne, peixe, frutos do mar, aves. 
Fontes de silício
O silício tem ação estrutural, reforça e melhora a espessura do cabelo e das unhas. As principais fontes de silício são: batata-doce, arroz integral, linhaça, banana, aveia, uva-passa, manga, morango, alho-poró, feijão verde, grão de bico, amêndoa, pepino, aipo, aspargo, chá de cavalinha. 

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Trabalho com a farmacia conceitual sempre e não tenho do que reclamar. Atendimento e produtos com qualidade!

Patrícia Silva, Esteticista