Centro 3325 5851
Moreninha 3393 3413

Início Novidades O uso de suplementos para melhor alimentação.

O uso de suplementos para melhor alimentação.

Muita gente acredita que os produtos vendidos em lojas de suplementos servem apenas para auxiliar atletas que buscam melhorar sua performance ou composição corporal. Realmente existem inúmeros suplementos direcionados para o ganho de massa muscular, perda de gordura corporal ou melhora na performance, mas pensar que os suplementos só podem ser usados por atletas é um grande erro!
Hoje em dia, seja por falta de tempo para preparação ou disponibilidade de alimentos, poucas pessoas conseguem ter uma alimentação com qualidade em todas as refeições diárias. Em muitos casos, incluir uma refeição líquida suplementar no meio da manhã ou no meio da tarde é uma ótima maneira de manter a ingestão nutricional adequada, independentemente dos seus objetivos estéticos ou competitivos. Ou você acha que comer um pão de queijo no meio da manhã é mais saudável do que comer uma barrinha enriquecida com proteínas?
Os suplementos à base de ômega 3 e vitamina D são cada vez mais necessários, pois grande parte da população não consegue ter uma ingestão adequada de ômega 3 por meio da dieta, ou tomar um pouco de sol todos os dias. Pessoas que comem poucos legumes, verduras e frutas também podem suprir boa parte da carência de vitaminas/minerais/antioxidantes com uma correta suplementação.
Ao longo de mais de dez anos de prática clínica, consegui excelentes resultados prescrevendo suplementos proteicos (whey protein, proteína isolada do arroz, proteína isolada da carne, albumina), aminoácidos (BCAAS, glutamina), ômega 3, dentre outros, como auxiliares na recuperação do estado nutricional de pessoas acometidas por diversos tipos de câncer ou com HIV positivo. 
A suplementação também pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos idosos, ajudando na prevenção de doenças, na preservação da massa muscular e na ingestão denutrientes, quando há dificuldade de mastigação e/ou de deglutição de alimentos sólidos.
Na gestação e na lactação, suplementos de ômega 3, prebióticos, probióticos, vitaminas, minerais e proteínas (whey protein) podem auxiliar tanto a mãe quanto o bebê. Deve-se evitar estimulantes (cafeína, por exemplo) e dar preferência para produtos sem corantes, sem aromatizantes e sem adoçantes artificiais. Em todos os casos, a suplementação deve compor o conjunto da dieta e ser prescrita por um nutricionista.
A creatina é um suplemento normalmente utilizado para aumentar a massa muscular e/ou melhorar o rendimento no exercício de alta intensidade e curta duração. Comprovadamente, também pode beneficiar pessoas com Parkinson, diabetes tipo II, osteoartrite e outras aplicações clínicas, desconhecidas pela maioria das pessoas, inclusive, profissionais da saúde. Glutamina, HMB, BCAAS,também podem ser utilizados no restabelecimento do estado nutricional, como em um período pós-cirúrgico, para citar apenas um exemplo. Isso sem contar os inúmeros suplementos (resveratrol, L-carnitina, Coenzima Q10, quercetina,glutationa, etc) que ajudam a equilibrar o estresse oxidativo de nosso organismo.
Enfim, muitas pessoas poderiam se beneficiar com o uso de suplementos alimentares, não fosse a falta de informação.
A própria indústria, que investe alto no desenvolvimento de produtos cada vez melhores, ainda se apoia no marketing do corpo perfeito. Os rótulos, com promessas falsas e imagens apelativas, atraem principalmente os jovens que querem emagrecer e/ou ganhar massa muscular, mas afastam inúmeros consumidores em potencial. 
Um grande avanço seria a propaganda trazer mais informações sobre cada substância contida no produto, e a recomendação de que seu consumo seja feito de forma adequada, com o acompanhamento de um nutricionista. Por outro lado, os profissionais também precisam ter o cuidado de sempre individualizar suas prescrições, de acordo com a real necessidade de cada paciente.  Há um longo caminho a percorrer até que a população em geral entenda os verdadeiros benefícios dos suplementos alimentares, mas os primeiros passos precisam ser dados. Consulte sempre um nutricionista.
Artigo: Rodolfo Peres
Fonte: http://zip.net/bdr6N5

Voltar
  • Compartilhar

Trabalho com a farmacia conceitual sempre e não tenho do que reclamar. Atendimento e produtos com qualidade!

Patrícia Silva, Esteticista